sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tecnologia e Sociedade







Professora: Vanja Materia: Sociologia
Mapa Conceitual

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Atividade de História - 2
Questões de Vestibular

1)(UFF-RJ/2004) A partir de 1961, as Ligas Camponesas — formas de organização dos trabalhadores rurais — entraram em crise interna, devido a divergências entre suas lideranças. Uma defendia a adoção das teses da guerra de guerrilhas e a outra, representada por Francisco Julião e contrária a esta estratégia, tentou, sem sucesso, unificar novamente a direção do movimento. Com base nessa afirmação é possível dizer que, no decorrer dos anos 1960:

a) a organização dos movimentos sociais no campo foi aprimorada a partir da fundação de sindicatos rurais evangélicos.
b) os trabalhadores rurais brasileiros deram início a uma estratégia de ocupação em massa das grandes fazendas, por todo o Brasil.
c) os trabalhadores do campo foram vítimas do “perigo comunista”, dependendo do Golpe Militar de 1964 para libertá-los e reestruturá-los com base em acampamentos rurais;
d) os movimentos sociais no campo brasileiro passaram a ser conduzidos e orientados pela União Democrática Ruralista.
e) a organização dos trabalhadores rurais brasileiros passou a ser disputada por duas novas forças políticas: a Igreja e o Partido Comunista Brasileiro (PCB).

2)(Fuvest-SP/1999) Sobre o governo de João Goulart (1961-1964), é possível afirmar que:

a) tomou medidas claras e definidas para a implantação do socialismo no Brasil.
b) propôs as chamadas “reformas de base” que pretendiam promover, entre outras, as reformas agrária e urbana.
c) fechou os olhos às lutas guerrilheiras que se implantavam em diversos pontos do Brasil.
d) foi antiimperialista, promovendo a ruptura das relações diplomáticas com os Estados Unidos.
e) tomou medidas drásticas contra os capitais externos, nacionalizando as empresas estrangeiras.

3)(FGV-SP/1998) Em relação ao Golpe Militar de 1964 no Brasil, pode-se dizer:
I- Foi fruto de uma conspiração civil-militar alarmada com os rumos nacionalistas do governo João Goulart.
II- Foi a forma encontrada pelos comandos militares para garantir a posse do novo presidente.
III- Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira a tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital estrangeiro no país.
IV- Evitou a tentativa do Partido Comunista Brasileiro, de sindicatos de trabalhadores e de setores do Partido Trabalhista Brasileiro de exigir do presidente a implementação imediata das “reformas de base”.
Estão corretas as frases:

a) III e IV.
b) III e V.
c) I, II e III.
d) I, IV.
e) II, III e IV.
Atividade de História!
Escola Adventor Divino de Almeida
Aluna: Camila Pereira 3ºA
Professor: Celso Ricardo - História

Definição de conceitos básicos:
Repressão: É o ato de reprimir, conter, deter, impedir e punir um indivíduo, um objeto, uma idéia ou um desejo.
Em Política, a repressão é um tipo de ação pública, geralmente (mas nem sempre) tomado por parte do Estado para conter e calar manifestações de oposição, subversão e dissidência ao regime estabelecido. A repressão política é típica de regimes de força como o autoritarismo, o absolutismo, as ditaduras militares e o totalitarismo.

Autoritarismo: descreve uma forma de governo caracterizada pela ênfase na autoridade do Estado em uma república ou união. É um sistema político controlado por legisladores não eleitos que usualmente permitem algum grau de liberdade individual.
Pode ser definido como um comportamento em que uma instituição ou pessoa se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida.
Pode ser caracterizado pelo uso do abuso de poder e da autoridade confundindo-se com o despotismo.
Ditadura militar, regime militar ou governo militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não. Também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante.

Golpe militar: caracteriza-se pela tomada do poder de um país pelos militares, num golpe de Estado, instaurando um regime de ditadura militar com o pretexto de defender o país de interesses exteriores ou de ameaças interiores. Geralmente é decretado um estado de sítio, regido segundo a lei marcial, sendo formada uma junta militar encabeçada por qualquer das armas, que nomeia um novo presidente (sempre um militar de alta patente) e seus sucessores.
Os golpes militares podem ser relativamente "pacíficos", quando não há uma reação popular contrária, ou quando a população apóia os golpistas, mas podem também ser sangrentos, quando a população é dividida quanto ao apoio aos golpistas ou quando uma nação estrangeira intervém no processo.

Anistia: é o ato pelo qual o poder público (poder legislativo, mais especificamente) declara impunível, por motivo de utilidade social, todos quantos, até certo dia, perpetraram determinados delitos, em geral políticos, seja fazendo cessar as diligências persecutórias, seja tornando nulas e de nenhum efeito as condenações. Enquanto a graça ou indulto, concedido pelo chefe de Estado, suprime a execução da pena, sem suprimir os efeitos da condenação, a anistia anula a punição e o fato que a causa.
O ato pelo qual o poder público (poder legislativo, mais especificamente) declara impuníveis, por motivo de utilidade social, todos quantos, até certo dia, perpetraram determinados delitos, em geral políticos, seja fazendo cessar as diligências persecutórias, seja tornando nulas e de nenhum efeito as condenações. Enquanto a graça ou indulto, concedido pelo chefe de Estado, suprime a execução da pena, sem suprimir os efeitos da condenação, a anistia anula a punição e o fato que a causa.

Censura: é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.A censura pode ser explícita, no caso de estar prevista na lei, proibindo a informação de ser publicada ou acessível, após ter sido analisada previamente por uma entidade censora que avalia se a informação pode ou não ser publicada.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Trabalho de sociologia - Historico do Movimento Ecológico

A inquietação com a degradação ambiental é antiga,destacando-se a Revolução Industrial como o marco significativo dessa percepção dos problemas ambientais, mas,mesmo anteriormente a isso,ja existiam correntes filósoficas que demonstravam essa inquietação.
A Europa passo neste período por intensos movimentos de migração do campo para a cidade e uma mudanças dos habitos e costumes da civilização. O homem modifica radicalmente sua relação com a natureza,trocando um já precário equilibrio e uma relação cada vez menos harmônica por sua exploração de modo cada vez mais agressivo.
O homem campesino europeu e do continente americano abandonam a relação mítica e respeitosa com a natureza e algo aontece com alguns individuos, algumas comunidades:a primeira percepção de que estavam enverendando por um caminho antinatural,perigoso e irreversivel,resultante da intensificação das alterações causada nos ambientes naturais,

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cidadania



A historia da cidadania, confunde-se muito com a historia das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção, um referencial de conquista atraves daqueles que sempre lutam por mas direitos, melhor liberdade e garantias individuais.

Ser cidadão e respeitar e participar das decisões da sociedade, para melhorar sua vida e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca esqueçer das pessoas que mas necessitam, ela deve ser atráves de instituições de ensino e meio de comunicação para o bem estar das pessoas.

A cidadania consiste desde o gesto de nao jogar papel na rua ou no chão, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas as pessoas) e nao destruir patrimonios publico. A ideia de cidadania surgiu na idade antiga,após a Roma conquista a Grécia , se expandindo para o resto da Europa.

E com isso , a cidadania viro uma regra de educação entre as pessoas, seja cidadão isso só vai fazer o bem pra voçes e pro mundo inteiro

quinta-feira, 17 de março de 2011

Bullying No Cotidiano


E.E Adventor Divino de Almeida

Campo Grande- ms 17/03/2011

Aluna: Camila Pereira Nº: 10

Aluna: Karoline Curtolo Nº: 24

Dísciplina: Inglês Professora: Alessandra


Bullying Nas Escolas

Bullying é uma descriminição feitas por grupos de alunos, onde os alvos são pessoas com caracteristicas diferente da maioria, como:pessoa acima ou abaixo do peso, muito alta ou muito baixa em relação a média, pessoas que usam óculos de grau, etc. E com isso as pessoas ganham apelidos indesejados como:"rolha de poço","baleia","quatro olhos","vara pau", que a maioria das vezes não demostram que não estam gostando e com isso gera conflitos entre pais e integrantes da escola, onde a unica soluçao era retirar seu filho do centro de estudo onde as vezes são colocada em outras ou as vezes param de estuda de vez, por medo.
Bullying No Trabalho
Bullying no trabalho é comum, mas as vítimas nem sempre percebem, ao contrario da escola, nos trabalhos os bullying são de maneiras diferentes, como: pedir um relatório com prazo impossível, remarca reuniãos em cima da hora